Coordenador : Marco Antônio Martins de Oliveira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 397682.2206.343796.19082023
Departamento/Setor: GQA
Área Temática : Comunicação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Estudantes de graduação e pós-graduação de diversos cursos da Universidade Federal Fluminense e de outras Instituições de Ensino Superior, assim como, os demais estudantes, professores e profissionais da área e afins.
Local de atuação: O evento será realizado em uma plataforma digital com sistema ONLINE.
Objetivo
O projeto tem como objetivo a implementação de Terceira Semana Acadêmica Forense na Universidade Federal Fluminense que dará continuidade a transmissão de conhecimento científico no âmbito das ciências forenses. Diante de tantas dúvidas e curiosidades a respeito dessa área, é importante difundir o conhecimento na área a respeito de sua origem, métodos e utilização procurando mostrar sua importância quanto à utilidade como ferramenta no combate à criminalidade. A relevância deste projeto se deve a sua contribuição para a disseminação das diversas modalidades de ensino das ciências forenses, seus estudos são voltados para o aprimoramento de conhecimentos teórico-práticos. Sendo possível alcançar a boa formação de profissionais com interesse na área. Também é objetivo da Semana Acadêmica de Ciências Forenses, que através da experiência vivenciada e o contato da comunidade com a Universidade Pública, que seja despertado nos participantes o desejo pelo conhecimento de qualidade e, consequentemente, o desejo de ingressar e se formar em uma Universidade, a fim de adquirir cada vez mais conhecimentos, desenvolver habilidades e fomentar aptidões. Logo, a Semana Acadêmica Ciências Forense terá relevância tanto no desenvolvimento da ciência, como no desenvolvimento humano na população.
Resumo
A motivação para a criação da Terceira Semana Acadêmica ONLINE, voltada para as Ciências Forenses partiu da observação da demanda dos estudantes da Universidade sobre o conhecimento acerca das diferentes áreas de atuação das ciências forenses no mercado de trabalho. A Terceira Semana Acadêmica de Ciências Forenses (SACiF) visa dar continuidade ao trabalho das edições anteriores (SACiF), ou seja, sanar dúvidas e despertar o interesse dos participantes, além de apresentar as diferentes áreas de atuação no cenário atual bem como as principais técnicas e métodos pertinentes em cada área. Ela tem como tema Ciências Forenses: O cenário profissional e as suas áreas de estudo. e visando promover através de palestras um amplo esclarecimento e debate acerca dos diferentes campos de atuação do profissional forense, auxiliando assim na orientação e preparo do aluno para a sua melhor atuação no âmbito profissional. Este evento tem um importante papel no desenvolvimento do ambiente estudantil visto que auxiliaria na formação dos alunos. Durante as atividades todo o público teria acesso a diferentes técnicas e métodos de aprendizagem nas diferentes áreas de atuação das ciências forenses, o que poderia contribuir para a construção e socialização do saber e, para despertar o desejo dos jovens de ingressar e se formar em uma Universidade.